Simpatia de verão

Bem, para variar um pouco de jogos e afins, hoje quero falar um pouco sobre uma coisa que me atormenta nesta altura, algo que parece que da mesma maneira que vem conforme a força do calor do verão, ou seja quanto mais calor mais acentuada é esta "coisa".
Sendo eu morador, todo o ano, da região do Algarve (não sou natural da região mas acabei por aqui ficar) noto que assim que o verão inicia, tem também inicio aquilo que chamo a "simpatia de verão" ou então como todos devem conhecer, pelo nome cientifico "a falta de educação do veraneante", pois bem isto existe, não que eu sofra muito com isto porque apesar de aqui residir, não tenho como profissão encarar o turismo o que em parte me livra desta parte, mas de qualquer modo basta-me ir a um simples café e ver a simpatia das pessoas logo pela manhã, passo a explicar:
Café nove da manha, entra aquele senhor de calção e chinelo, passa a longa fila de gente á espera para ser atendida, chega ao balcão e através daquela abençoada educação exclama bem alto "um café e um pastel de nata, porque tenho pressa para ir para a praia", ora por este exemplo o que podemos nós entender? Obviamente o facto de este senhor frequentar uma praia com horário, a praia certamente terá abertura cerca das dez da manhã e deve fechar cedo, para ter aquele pressa toda.
Depois deste senhor ter feito este pedido e ter sido informado pelos empregados de que deveria ir para a fila, o senhor muito chateado e claramente ofendido exclamou novamente em plenos pulmões "se é assim vou a outro lado", ora que podemos nós tirar daqui, perguntam vocês. Claramente que este senhor iria pagar o dobro por cada um dos artigos que iria pedir, dai o facto de que ao se ir embora e não ter sido atendido á frente de dez pessoas iria ser um enorme prejuízo para aquele estabelecimento. Por opinião própria, e claro sendo eu um dos caramelos á espera na fila, mas que fiquei caladinho a pensar para os meus botões, aquele bem visível estado clínico do senhor deveria ser tratado rapidamente através de um medicamento conhecido por "chapadus in trombus", sim um chapadão na tromba que o punha a dizer bom dia, e a perceber que por enquanto uma fila é para respeitar e a praia, essa está lá o dia todo e a ultima vez que verifiquei até á noite dá para ir.
Mas obviamente isto não fica por aqui, temos também as situações no restaurante, nessas podemos aprender que os empregados se chamam "Pssst", ou então "chefe", podemos ainda aprender que por muito bom que seja o restaurante ou a comida que há clientes que nunca estão satisfeitos e esses "clientes" fazem questão de na saída todos os restantes clientes ficarem a saber.
Até na estrada podemos ver a simpatia, ora vejamos durante o verão quem vem passar ferias não precisa de utilizar piscas, pode mudar de faixa em qualquer altura sem avisar e alem disso pode circular á velocidade que quiser, seja depressa seja devagar. Há pessoas a circularem dentro das cidades a 120 e depois há pessoas a circularem a 30, sim a 30, fora da cidade em sítios onde não podemos ultrapassar e que o limite é 90, apesar destes últimos embaraçarem, ao menos só morrem ou matam de tédio, pois quando se apanha estes condutores dá tempo de contar árvores, ovelhas e vaquinhas pelo caminho.
E claro por estas bandas temos que falar acerca do turista inglês, aquele ser vivo da espécie "Bebedus cachus sapiens" que chegam á segunda-feira para conhecer o Algarve e a única coisa que conhecem são os bares e o hospital. E aqueles que ainda vão conhecer a praia trazem de lá um escaldão tão épico que nos deixa a pensar como é possivel alguém aguentar.
Para terminar, não sei se já alguém notou que simpatia, educação, "Se faz favor", "Obrigado", respeitar filas, ser paciente de momento ainda não paga imposto, podem ser simpáticos apesar de virem passar ferias ao Algarve e podem confraternizar com os indígenas locais, sim aquelas pessoas que moram aqui todo o ano mas que por vezes algumas pessoas parecem pensar que são índios ou apenas são funcionários de um resort enorme e existem ali para os servir.
Pessoal apesar de não parecer por vezes, Algarve É Portugal e por isso façam aquilo que os Portugueses sabem fazer melhor, que é sermos pessoas acolhedoras em qualquer momento e se vamos de ferias é para levarmos alegria connosco e relaxar, não é para levar o stress atrás.

Enviar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

Popular Items