Imaginem após uma viagem que sofre um acidente, acordarem num mundo em que, alem dos destroços da nave onde seguiam, o que ali predomina são dinossauros, e claro que como nós sabemos nem todos são vegetarianos, mas agora imaginem que no meio disto tudo encontram uma pequena cria de Tiranossauro e vocês decidem fazer dela o vosso animal de estimação e é daqui que parte "Robinson - The Journey". Criado em particular para a Playstation VR este titulo promete fazer-nos entrar num mundo repleto de dinossauros em que apenas temos como companhia, um pequeno "robot" chamado HIGS e uma pequena cria de T-Rex chamada Laika, mas quando digo que promete, o jogo não só promete como somos mesmo lá colocados, visto que este titulo usa a realidade virtual da Playstation em pleno fazendo com que seja um titulo suficientemente imersivo.
A nivel gráfico este titulo está bastante bom, podendo ver detalhes bastante interessantes até mesmo na pelo dos dinossauros, apesar de por vezes ser possivel encontrar erros na construção dos mapas ou mesmo na deslocação dos próprios dinossauros.
A jogabilidade é o calcanhar de Aquiles deste titulo, onde alem de por vezes ser difícil entender como executar certas acções que não reagem ao comando mas sim aos óculos e ao movimento com eles, são mesmo complicados ao ponto de que uma escalada na rocha, apesar de fácil poderá vir a ser frustrante. Alem do que referi, não sei se pelo facto de ser um titulo bastante curto, sendo possivel chegar ao fim com poucas horas de jogo, a personagem não corre, deslocando-se a uma velocidade que por vezes dá vontade de tirar os óculos e espancar a personagem com eles.
O audio é detalhado, auxiliando a parte gráfica e visual do jogo na experiência imersivo que este titulo pretende transmitir. Ao nos encontrarmos numa floresta os ruídos originários desta, estão presentes e são logicamente apresentados em 3D, até o movimento dos dinossauros está fantasticamente bem representado não só visualmente, mas também nos sons provocados por estes.
Este titulo tem uma historia envolvente, que nos vai fazer entrar naquele mundo rapidamente. O único defeito é ser bastante curta, como antes referi é possivel passar o titulo em poucas horas, sendo que não é terminado mais depressa pelo facto da personagem não correr.
Claro que há sempre mais a dizer, e o que mais posso dizer é que se for o primeiro titulo que vão jogar em Playstation VR, se não estiverem habituados, vão demorar, no meu caso ainda me deu para andar agoniado e mal disposto por umas boas horas, não por causa de alguma coisa que possa ter visto no jogo, mas pelo facto de que demorei um pouco a habituar-me ao movimento, no entanto nada que não conseguisse ultrapassar e como alguém referiu acerca da possivel má-disposição provocada pela Playstation VR, a pratica leva à perfeição e com o tempo conseguimos não ficar agoniados.
Para terminar este é um jogo que após ser terminado tem uma possibilidade de se voltar a jogar bastante forte, pois de certa forma vai fazer-nos apaixonar por aquele mundo.
Na minha opinião é, ao contrario de alguma outras opiniões que por ai andam, um titulo bastante bom, criado pela casa que já nos trouxe títulos como "Crysis", se gostam de dinossauros e puzzles não muito complicados, não vão ficar decepcionados com o titulo.
Aqui fica o video de um pouco de "gameplay" do jogo e apesar de não ter link porque estranhamente não aparece em alguns sites, para o caso de quererem comprar ele existe em versão física e digital à venda nas lojas habituais.